top of page
TERRITÓRIO DO POVO
pÚBLICO
CULTURAL
DEMOCRÁTICO
POPULAR
DA CIDADE 
TERRENO 
CAMpo limpo| são paulo
escola municipal
socrátes brasileiro
O projeto desenvolvido no Estúdio Vertical – disciplina da Escola da Cidade que une alunos de diferentes anos – buscou dialogar diretamente com o tema proposto Modos de Pensar e Modos de Fazer ao estabelecer uma intensa aproximação com conselho pedagógicoE.M.E.F. Dr. Sócrates Brasileiro para pensar a aproximação do terreno público anexo a escola com pavilhões culturais.
A escolha por materiais acessíveis e de baixo custo esteve sempre atrelada às referências arquitetônicas para o projeto, usando técnicas construtivas pela  falta de  mão-de-obra especializada. Sem contar com o mínimo de impacto na pré-existência, o que se traduziu o design dos pavilhões em construções leves e de fácil execução.
Um percurso central conecta o palco, olaria, geodésica e biblioteca. Nas bordas do córrego, um corredor verde  com espécies de vegetação pensadas para purificar o solo e atrair pássaros.
corredor verde
geodÉsica
biblioteca
Palco 
palco
olaria 
banheiro
escola
palco
Este palco-labirinto é construído 
com os próprios tijolos feitos
na olaria. As paredes estruturais
conformam a coxia e uma concha acústica para as apresentações.
olaria
O pavilhã de madeira abriga um 
espaço amplo. Duas paredes de tijolos de tijolos posicionadas a partir fogão separam o espaço de do fogão. Sua chaminé marca o percurso.
geodésica
A cúpula de bambu tem  7 metros de diâmetro, 4 metros de altura e está implantada a 30 cm abaixo do terreno.
banheiro
Um pequeno  volume de fibra cimento próximo a biblioteca .
corte
Feita com estrutura de madeira e telha metálica sanduíche,  a biblioteca abre suas portas em 3  lados, permitindo ventilação cruzada e entrada de luz natural.
bibliotecA
Recentemente a escola ganhou posse do terreno com concessão da prefeitura. A  construção do domo geodésico passou pelo circuito da 11ª bienal de arquitetura.
Na margem do córrego foi plantado  o corredor verde, televisionado pelo quadro do Calderão do Hulk para a divulgação pela campanha playing for the planet.
​
​
                      
​
​
Acesse a publicação produzida pelo grupo na intregra:
 
https://issuu.com/alexandredrobacferlauto/docs/territo__rio_do_povo_2017
bottom of page