top of page
echo | richard serra 

Texto e ensaio fotográfico para Plataforma Pavilion

​

Primeira obra latino-americana de Richard Serra, um dos principais artistas da atualidade, foi aberta ao público em São Paulo. A escultura Echo, criada para o Instituto Moreira Salles, está instalada junto a face posterior do térreo do centro cultural. Ela também pode ser observada do quarto andar do instituto, a partir da praça elevada do museu.

​

Composta por duas placas de aço de 18,6 metros de altura, a escultura se destaca pela verticalidade entre os edifícios do entorno. Cada peça pesa 70,5 toneladas, e possui 3,05 metros de largura e 15 centímetros de espessura. Os modelos foram produzidos em 2016 por uma indústria siderúrgica em Châteauneuf, França. Depois, foi transportada de caminhão até Mannheim, na Alemanha, para ajustes técnicos. Em 2017, ela foi embarcada num navio em Antuérpia, na Bélgica, chegando até o porto de Santos, em São Paulo. Após subir a serra do Mar de caminhão, ela foi instalada no início deste ano.

 

Na obra, Serra explora as especificidades do aço laminado, tais como a capacidade de suportar peso, a alta resistência, o atrito e o contrapeso. Echo é um site-specific – ou seja, foi criada especificamente para o local onde está exposta.

bottom of page